-
Arquitetos: Zen Architects
- Área: 214 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Derek Swalwell
-
Fabricantes: Designer Doorware, Fisher & Paykel, Great Dane, Pickering Joinery, Richmond Lighting, Sussex Taps, Tait
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Local está localizada dentro do Mount Eagle Estate em Eaglemont, é uma casa moderna e sustentável que reinterpreta o caráter do subúrbio historicamente significativo e harmoniza com seus arredores paisagísticos. Marion Mahoney e Walter Burley Griffin planejaram e projetaram a subdivisão pitoresca em 1915, com estradas sinuosas e áreas comunitárias que seguem a topografia curva, e habitações que são secundárias à paisagem natural. Defensores da arquitetura moderna, os Griffins projetaram casas livres de precedentes estilísticos. Consequentemente, as diretrizes do Mount Eagle Estate recomendam que os arquitetos adotem a mesma abordagem hoje, ao mesmo tempo em que cumprem as sobreposições de proteção ao patrimônio, paisagem e vegetação.
A casa é o lar de um casal que ama arte e viagens e tem grande apreciação pelo design. Eles têm quatro filhos adultos e recentemente se tornaram avós, passando a desejar uma casa onde sua família pudesse visitar e ficar confortavelmente. O pedido deles para o Zen Architects também veio com requisitos abrangentes de sustentabilidade e planejamento espacial, que conseguimos através de orientação, layout e paleta de materiais. Substituindo um prédio existente, a casa agora fica mais alta no morro do grande terreno inclinado e está orientada para o amplo jardim voltado para o norte, na parte de trás. A área construída foi reduzida em quase 100 metros quadrados, mas a casa melhora significativamente o conforto, habitabilidade e eficiência energética para os clientes.
A casa térrea é acessível e amigável à mobilidade, projetada para envelhecer no local. O planejamento separa os espaços privados, públicos e de hóspedes, permitindo que a casa se expanda e se contraia com a visita de membros da família. Cada área é diferenciada por materialidade, volume, luz e vista, além de ser entrelaçada com áreas externas e paisagísticas. Os espaços privados a leste (quarto, suíte, biblioteca e sala de estar) são íntimos e texturizados. A ampla área pública pelo centro (cozinha, sala de jantar e sala de estar) é clara, relaxante e conectada. Os quartos de hóspedes e uma sala de yoga em uma ala independente a oeste são mais modestos.
A paleta de materiais robustos e táteis harmoniza o edifício com seu entorno ajardinado, ajudando a tecer a paisagem dentro e fora e conectando a casa ao local. Os materiais naturais, reciclados e sustentáveis são quase totalmente provenientes de Victoria, e eles envelhecerão elegantemente, minimizando a manutenção e contribuindo para interiores saudáveis. Tijolos reciclados e reboco natural no exterior estão em sintonia com as casas da região, se encaixando confortavelmente com a memória local, mas oferecendo uma estética contemporânea atemporal. Os pavimentos de ardósia de Castlemaine continuam de fora para dentro dos espaços públicos. Da mesma forma, as vigas de madeira de Victorian Ash das pérgolas continuam no interior como vigas expostas acima da entrada, biblioteca, cozinha e sala de estar. As janelas verticais com moldura de madeira e a parede interna rebocada também ajudam a criar uma sensação íntima e fechada na sala de estar, criando um contraste com a espaçosa área de convivência. A madeira vertical em outras partes da casa continua esse tema e adiciona outro nível de privacidade.
As janelas são cuidadosamente posicionadas para o projeto solar passivo e para otimizar a conexão, vista, luz e ventilação. As janelas salientes e protegidas voltadas para o norte maximizam a penetração do sol no inverno, ao mesmo tempo em que excluem o sol do verão, e as janelas embutidas voltadas para o sul proporcionam privacidade em relação à rua. A paisagem foi fundamental para o projeto arquitetônico, e a sobreposição significativa da paisagem exigiu uma abordagem mista. Plantas em camadas oferecem uma variedade de cores, tipos de folhagem e épocas de floração, e crescerão dentro, ao redor e sobre o edifício com o tempo. Seguindo as referências do patrimônio e da paisagem do Mount Eagle Estate, a Local House é uma casa versátil, moderna e sustentável, rica em textura e caráter para harmonizar com seu ambiente histórico e arborizado.